top of page
image.png

Ceará Sem Fome do Governo do Ceará fortalece ações de estímulo ao empreendedorismo

Buscando apoiar os beneficiários de um dos maiores programa de superação da pobreza do Ceará, na tarde desta terça-feira (8), o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/CE) assinaram um convênio que tem o objetivo de promover a inclusão socioprodutiva, através do empreendedorismo e conforme as vocações econômicas locais e territoriais dos voluntários da cozinha e beneficiários do programa Ceará Sem Fome.

A assinatura contou com a presença do secretário do Trabalho (SET) em exercício, Renan Ridley, do superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, e da representante do eixo de +Qualificação e Renda do programa Ceará Sem Fome, Nilzete Oliveira. O secretário da SET ressalta que a iniciativa segue a proposta de incentivar a autonomia financeira, por meio do trabalho e da renda, presente nas metas do programa.

“O Mais Qualificação e Renda é um eixo importantíssimo do Programa Ceará Sem Fome, pois agrega uma diretriz que ultrapassa a garantia da segurança alimentar e possibilita a superação da situação atual, através do emprego e da renda. Neste sentido, trabalhamos com duas linhas: a inclusão no mercado de trabalho e o empreendedorismo. Para esta última área, contamos com o apoio do Sebrae, por meio desse convênio, proporcionando aos beneficiários das cozinhas a possibilidade e o caminho para investir no seu sonho”, ressalta Renan Ridley.

Por meio do convênio serão desenvolvidas capacitações gerenciais amparadas em trilhas, jornadas, consultorias, missões e intercâmbios. Neste sentido o projeto pretende estabelecer uma ambiência de negócios que possa gerar trabalho e renda para todos e viabilizar, bem como fortalecer, as atividades de produção, de prestação de serviços, de crédito, de comercialização, de distribuição, cultura e de consumo, amparadas nos princípios do empreendedorismo, associativismo, autogestão e desenvolvimento sustentável.

Durante a assinatura do convênio, o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, destacou a contribuição do Ceará Sem Fome para o desenvolvimento dos territórios cearenses. “Esse é um programa de desenvolvimento local, que além de garantir a segurança alimentar dos cearenses em situação de vulnerabilidade, ajuda a movimentar a economia dos municípios e isso vai ao encontro do trabalho que o Sebrae já realiza de estimular o desenvolvimento das economias locais”.Segundo ele, a parceria firmada entre Sebrae e Governo do Estado vai propiciar oportunidades para que os beneficiários e participantes do Ceará Sem Fome possam empreender em suas localidades. “Nós iremos estimular a formalização e a organização dos negócios já existentes e capacitar as pessoas para que elas possam empreender com mais conhecimento e segurança”.

A representante do Ceará Sem Fome +Qualificação e Renda, Nilzete Oliveira, comentou sobre a expectativa da formalização do convênio. “Estamos muitos felizes de celebrar essa parceria com o Sebrae. Parceria essa que será de muito sucesso, que trará desenvolvimento para o nosso Estado e principalmente autonomia e esperança para os nossos beneficiários”, disse.

A iniciativa tem como foco estratégico Empreendedorismo e Gestão, Associativismo e Governança e Crédito Produtivo e Orientado, e prevê a seguintes ações: seminários de sensibilização; capacitação Trilha Eu Quero Empreender; consultoria/trilha- Quero Empreender; Missão Visita de Benchmarking e Crédito Orientado.

Sobre o Projeto Ceará Sem Fome + Qualificação e Renda / Empreendedorismo

O Projeto Ceará Sem Fome + Qualificação e Renda/Empreendedorismo e Desenvolvimento, que o Sebrae/CE executará em parceria com a Secretaria do Trabalho, no âmbito do Programa Ceará Sem Fome, tem o objetivo de fortalecer beneficiários e colaboradoras do Programa Ceará Sem Fome, grupos organizados, associações, arranjos produtivos locais, por meio de capacitação gerencial voltadas ao empreendedorismo, como alternativa ao desemprego, e a promoção de oportunidades de inclusão social, além de funcionar como estratégia de dinamização de cadeias produtivas, no âmbito de processos de desenvolvimento local ou territorial sustentável em todo o Estado do Ceará

A iniciativa pretende estabelecer uma ambiência de negócios que possa gerar trabalho e renda para todos e todas, e nesse sentido, viabilizar e fortalecer atividades de produção, de prestação de serviços, de crédito, de comercialização, de distribuição, cultura e de consumo, amparadas nos princípios do empreendedorismo, associativismo, autogestão e desenvolvimento sustentável.

Programa criado pelo Governo do Ceará para combater a insegurança alimentar, por meio da Lei n. 18.312/2023, a iniciativa pretende, também, promover maior acesso das pessoas à alimentação saudável e à segurança alimentar da população em situação de pobreza e extrema pobreza.

Atualmente, o Ceará Sem Fome do Governo do Ceará possui três frentes emergenciais: o cartão no valor de R$ 300, que atende mais 53 mil famílias; as 1.300 cozinhas com 125 mil refeições diárias; e as campanhas que já arrecadaram mais de 170 toneladas de alimentos em grandes eventos. Mais do que o alimento, o Ceará Sem Fome agora também atua no eixo +Qualificação e Renda, para que os beneficiários tenham chance de um emprego formal ou de alcançar sua autonomia financeira por meio do empreendedorismo. As capacitações no âmbito do referido eixo serão promovidos pelas secretarias estaduais, como as do Trabalho (SET) e da Proteção Social (SPS).

bottom of page